12 anos sem Mamonas Assassinas
Hoje vi o programa Por Toda Minha Vida, da Rede Globo - um dos melhores programas criados ultimamente -, o primeiro do ano e o tema foi sobre uma das bandas de maior sucesso rápido no Brasil: os Mamonas Assassinas.
Cinco rapazes da classe média baixa, habitantes da região metropolitana de São Paulo montaram uma banda para tocar músicas de bandas famosas e posteriormente músicas tristes de auto-reflexão, de composição própria: também com pouco sucesso.
O sucesso veio quando eles revelaram toda sua irreverência, construindo uma banda totalmente diferente de qualquer concepção anterior. À base de muita cara-de-pau, extrema cafonice, algumas palavras de baixo calão (porém não-agressivas), sarcasmo, imensa criatividade e principalmente coragem, eles cunharam personagens oníricos e confeccionaram letras toscamente hilárias.
Com uma mistura totalmente inesperada, conquistaram desde criancinhas, jovens, adultos e até idosos, seja pela boa pegada nos acordes, pelo visual da vestimenta, pelas letras ou outro motivo. Simplesmente não conseguiam explicar como o sucesso chegou. Com um público pluralíssimo, eles faziam oito shows por semana, vendiam em média 50 mil cópias por dia. Ficaram todos os cinco milionários em menos de meio ano.
Estavam encerrando a turnê no Brasil: no outro dia iriam embarcar para uma turnê em Portugal. Mas (infelizmente) o não chegou. Eles não chegaram a conhecer a Europa, mas conheceram o Brasil inteiro. Júlio Cesar, o tecladista teve visões do que ocorreria. Até hoje a perícia não conseguiu esclarecer os motivos pelos quais seu alugado outro dialearjetPT-LSD caiu na Serra da Cantareira. Eles voavam em aviões da TAM Taxi Aéreo, mas por último, por falta de confiança, trocaram a companhia: optaram pela Líder Taxi Aéreo: foi quando houve o desastre.
Confesso que eu também era fã de Mamonas. Já se foram faz 12 anos: naquela época, quem tinha 3 anos, agora tem 15; quem tinha 7, agora tem 19; quem tinha 12, agora tem 24. Eles uma das provas de que a cara-de-pau é o segredo, ou um dos segredos, do sucesso. Seu biógrafo chegou a prometer um filme sobre a banda para ser lançado em julho de 1998. Até hoje estamos esperando. Possuo albuns, vídeos, fita (!), uma foto e até um livro deles.
No comments:
Post a Comment