
Nas eleições desse ano, como em qualquer eleição municipal, cerca de 1,3% dos eleitores brasileiros não terão o direito de votar (ou dever, como preferirdes). São justamente as pessoas com títulos eleitorais para o Distrito Federal e para o Distrito Estadual de Fernando de Noronha (Estado de Pernambuco).
O motivo é que esses dois territórios não possuem municípios - são os únicos lugares no país a não possuírem. Ambos eram territórios federais até a constituinte de 1988/1989: um deles ganhou autonomia, com a primeira eleição distrital em 1990, e o outro foi entregue à jurisdição do Estado de Pernambuco.

O Distrito Federal ganhou os três poderes a nível distrital, além de uma representação completa no congresso nacional: 8 deputados federais e 3 senadores. Quanto a Fernando de Noronha, vota nos candidatos estaduais e federais de Pernambuco, ganhou apenas um gestor insular - indicado diretamente pelo governador do Estado.
Para entender melhor o que é um Distrito Estadual no Brasil, basta ler o artigo omônimo na wikipédia, completamente de minha própria autoria, ao clicar
No comments:
Post a Comment