Shriya Saran Kajal Agarwal Anushka Shetty Tamanna Ileana Aishwarya Rai Katrina Kaif

Sunday, August 17, 2008

Hillary começa a virada


Hillary começa a virada


Nessa madrugada foi divulgada a apuração nos quatro estados onde houveram primárias ontem: Texas, Ohio, Rhode Island e Vermont. Depois de perder onze primárias (estaduais) seguidas, a Sra. Clinton começa sua virada: ontem só perdeu no estado de história e nomenclatura francesa, a extremo nordeste do país, Vermont.

É de se concordar que as primárias entre os democratas é muito mais democrática que entre os republicanos - já que entre os primeiros, o número de delegados é distribuído mais ou menos segundo a proporção de votos (segundo o número de condados), e entre os últimos, quem ganhar em um estado, leva todos os delegados.

Entre os republicanos já está sacramentado: será o veterano da Guerra do Vietnã John McCain, só não será caso algo muito grave aconteça - como centenas de seus delegados mudarem de opinião. Democratas disputam as prévias como se já estivessem disputando a eleição final, mas aí que está: em 2008 já é dada como quase certa a vitória de um democrata.

A mídia já chega a falar da vitória de Obama, mas não é possível ainda emitir qualquer opinão: ele tem 51,52% dos delegados até agora, e ela, 48,48%. Sendo que ainda falta definir 30% do número total de delegados que participarão da convenção, ou seja, podemos dizer que existe um empate técnico entre os dois.

O problema para os democratas é que essa disputa entre Obama e Billary (como está a ser chamada sua candidatura, por causa da influência do marido) está a puir o nome de ambos, podendo abrir uma brecha para a vitória dos republicanos. Caso Hillary perdesse nessa última superterça, provavelmente seu partido pediria sua desistência. Mas não foi o que aconteceu.

No comments:

Post a Comment