Shriya Saran Kajal Agarwal Anushka Shetty Tamanna Ileana Aishwarya Rai Katrina Kaif

Sunday, August 17, 2008

Petrolífera lusa mais rica que Portugal

Petrolífera lusa mais rica que Portugal


No ano 2000 a petrolífera portuguesa Galp (Portugal Petróleo), a britânica BG Group e a brasileira Petrobrás uniram-se em um consórcio e arremataram um grande lote na divisa marítima entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A fatia de cada uma, 65% à tupiniquim, 25% à inglesa e 10% à lusitana.

O detelhe foi que no final do ano passado nesse mesmo lote foi descoberta a giga-reserva Tupi, correspondente a 50% de toda e qualquer reserva petrolífera encontrada no país até então. No último dia 7, o consórcio anunciou que o tamanho da reserva pode chegar a 30 bilhões de barris de petróleo. Se for verdade, à Galp cabe 3 bilhões de barris, e segundo a cotação atual, isso daria nada menos que US$ 240 bilhões, superior ao PIB português, de US$ 232 bilhões.

Louva Deus, o mais interessante ainda é que, como a Petrobrás, a Galp também é estatal, é um dos braços de arrecadação não-tributária do Estado português. Como fiel escudeiro da República Portuguesa, nada me resta além de comemorar o achado e torcer para que investimentos efectivos sejam feitos principalmente no interior e no norte do país, regiões com economia e demografia decrescentes, visando tirar Portugal da condição de um dos países menos desenvolvidos da União Europeia. Para os padrões europeus, Portugal é um país atrasado, e os próprios portugueses enxergam-se como povo atrasado, detalhe: a qualidade de vida deles é superior às regiões socialmente mais evoluídas do Brasil.

No comments:

Post a Comment